Gerenciamento Total de Resíduos
Soluções em Gerenciamento de Resíduos
A C-Ambiental oferece uma série de soluções em Gerenciamento Total de Resíduos, que envolvem o acondicionamento, coleta e transporte de todos os resíduos sólidos e líquidos de nossos clientes, garantindo a segurança e a rastreabilidade total do processo.
Coleta e Transporte de Resíduos Classes I e II
Resíduos Classe I
Tratam-se dos Resíduos Perigosos, aqueles que oferecem riscos ao meio ambiente e à saúde humana. Eles apresentam características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade.
O gerenciamento desse tipo de resíduo é feito com toda cautela pelos profissionais da C-Ambiental. É necessário uma adequada análise e planejamento para a coleta, transporte, armazenamento e destinação final, para garantir a preservação ambiental e integridade das pessoas.
Resíduos Classe II
Os resíduos Classe I são considerados Resíduos Não Perigosos, ou seja, eles não apresentam periculosidade nem riscos à saúde humana, mas, ainda assim, precisam de um tratamento adequado para não comprometer o meio ambiente.
Eles são divididos em duas categorias: Classe II A (Não Inertes) e Classe II B (Inertes).
Os resíduos Não Inertes possuem características de biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água, que, mesmo que não tenham grau de contaminação, podem poluir o ambiente.
Já os resíduos Inertes são aqueles que não sofrem nenhuma alteração ao entrarem em contato com água destilada ou desionizada ou temperatura ambiente e, consequentemente, não tiram a boa potabilidade da água.
A C-Ambiental realiza a análise dos resíduos para identificar suas classes, a fim de que possa ser traçado um adequado plano de gerenciamento, considerando a coleta, armazenamento, transporte e descarte das substâncias, com todo cuidado e profissionalismo.
A C-Ambiental trabalha com a coleta e transporte de dois tipos de resíduos, Classe I e Classe II.
Blendagem para
Coprocessamento
A C-Ambiental realiza o serviço de Blendagem para Coprocessamento. Esse procedimento tem por objetivo a descaracterização de resíduos, isto é, a homogeneização dos materiais de forma adequada, que, combinados, formam o “blend”.
A blendagem resulta em uma mistura utilizada como combustível alternativo, para substituir combustíveis fósseis, por exemplo, ou para servir como matéria-prima para a fabricação de cimento, o chamado coprocessamento. Trata-se de uma importante solução para os resíduos, para a economia e para o meio ambiente.
O processo de blendagem para coprocessamento deve ser feito com base em determinadas especificações, como o tipo de resíduo, a compatibilidade, entre outras informações que garantem a mistura correta.
Logística Reversa
A Logística Reversa é um processo que combina uma série de ações para viabilizar a coleta, reaproveitamento ou destinação final adequada de resíduos sólidos das indústrias.
Essa prática está prevista na Lei nº 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e é caracterizada como um instrumento de desenvolvimento econômico e social, sendo obrigatória para determinados setores empresariais.
A C-Ambiental elabora projetos customizados de Logística Reversa, considerando o tipo de serviço do cliente e os resíduos gerados. O objetivo é fazer o adequado gerenciamento do fluxo de resíduos, desde o local de origem até o ponto de consumo, envolvendo coleta, descaracterização, reciclagem, rastreabilidade, manutenção ou destinação ambientalmente correta.